domingo, 13 de junho de 2010

Trabalho apresentado na feira de ciências de 2010 sobre o Arco- íris

PLANO DE AULA






Série: 4 º ano do ensino fundamental

Idade: 9 anos

Disciplina: Ciências

Tema: Experiência

Assunto: Refletindo o arco - íris

Tempo: 4 aulas

Objetivo específico: Conhecer que a luz é constituída por muitas ondas que produzem todas as sensações de cor.

Conteúdo Conceitual: Analisar que a luz parece branca quando a vimos no escuro e transparente quando a vimos de dia, no entanto, ela pode produzir todas as seis sensações primárias de cor por causa das ondas longas e curtas que produzem o ( vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta).

Conteúdo Procedimental: Demonstrar através da experiência um fenômeno natural do nosso cotidiano, explicando na prática.

Conteúdo Atitudinal: Apreciar o arco- íris que é um fenômeno natural.

Estratégia: Aula expositiva dialogada.

Materiais:

Recipiente grande de vidro
Água
Espelho
Lanterna
Massa para modelar
Cartolina bran

Adaptação: Para alunos que tem deficiência auditiva uso de interprete.

Desenvolvimento:

1º parte: A aula será iniciada com a explicação que a luz é constituída por muitas ondas que produzem todas as seis sensações de cores primárias, por causa das ondas longas e curtas que produzem o ( vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta).

2º parte: Em seguida a professora fará com os alunos uma experiência da seguinte forma:
Coloque água no recipiente, até quase a borda. Posicione o espelho inclinado, fixando um pedaço de massinha.
Ilumine o espelho com a lanterna. A luz vai refletir na água e será projetada no papel branco, formando o arco – íris. Deve ir ajustando o papel e o espelho até encontrar o melhor ângulo.
3º parte: Para finalizar a aula será feita uma roda de conversa com os alunos para avaliar o que eles aprenderam e se restam dúvidas.

Avaliação: Verificar a participação dos alunos durante a aula.

Referência Bibliográfica: Pesquisa da experiência feita na revista Professor Sassá, edição nº 18 , página 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário